top of page

O Espírito Santo e a liturgia

Updated: May 17, 2024

Deus faz-Se muito próximo de nós na liturgia. É na liturgia que acontecem os nossos gestos perante a vida que nos traz os sacramentos, ou seja, é como celebrarmos o nosso Deus, pelo Espírito Santo. É o Espírito Santo que age e prepara a igreja para o encontro com o Senhor.


ree

Não nos podemos esquecer que um ponto muito importante na liturgia é a questão do amor. É que Deus nos amou primeiro. Deus ama-nos primeiro. É a partir desse amor que Deus tem para connosco que tem sentido a nossa resposta, e se exprime na nossa vida e naquilo que recebemos, através dos Sacramentos. Os Sacramentos trazem-nos vida. Trazem-nos a reconciliação e alimentam a nossa alma e também o nosso corpo, capacitam-nos para esta grande peregrinação que fazemos aqui pela terra.


Desde o princípio da história da nossa salvação que a liturgia atua de uma forma muito presente na vida da igreja. Desde a aliança antiga que se abre o caminho até chegarmos a Cristo que, ao instituir a Eucaristia e ao dar a sua vida no calvário, nos dá esta vida sacramental e esta unidade tão profunda com Ele. Sabemos que O Espírito Santo é o amor entre o Pai e o Filho. É uma relação que, a partir da liturgia e da sagrada liturgia, nós também podemos experimentar, experimentar esse amor tão profundo e essa relação de Jesus com o Pai.


Os Sacramentos enchem-nos e preenchem os vazios da nossa vida. E isto acontece, mais uma vez, já desde a Aliança Antiga até à Nova. É como se uma ponte se fizesse de gestos, de celebrações e de formas de agradecer e estar com Deus. Desde o início da história da nossa salvação até agora, Deus quer ser uma grande família connosco, quer estar connosco. Deus quer estar connosco. Através da harmonia da liturgia, posso-me sentir tão próximo, muito próximo de Jesus.


Muitas vezes podemos sentir que gostaríamos de viver naquele tempo, quando Cristo passou pela terra para estarmos, assim, tão próximos d'Ele. Mas, em todos os tabernáculos e cada vez que celebramos a eucaristia, a liturgia eucarística, estamos perante o Calvário e também do Ressuscitado. Estamos com Ele, o mesmo Cristo que passou por esta terra.


Peçamos ao Senhor que nos dê força para o nosso caminho e uma compreensão mais profunda da liturgia e nos ajude a respeitar todas as suas normas, para que exista uma perfeita harmonia quando nos apresentamos perante Deus.


art:

The Glory of the Spirit

Bayeu, Francisco

Zaragoza, 1734 - Madrid, 1795

Ca. 1778. Oil on canvas.



Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page